Look Dujour – Festa na Empresa

À pedidos!!! Pois quando perguntei à 3 amigas hoje sobre sugestão de post, me pediram para fazer sobre look para confraternização de fim de ano na empresa!! hahaha

Chega o fim de ano e com ele, as festinhas da empresa… e você não sabe o que vestir…
Pois bem.. há diferentes tipos de festas, onde as pessoas se vestem de determinadas maneiras.
Há as confraternizações durante o dia, vamos ver mais ou menos como se adaptar a esse tipo de festa?

♦Almoço em restaurante sofisticado:
Pede um traje mais fino, como quando você vai à um casamento durante o dia. A maquiagem não deve ser carregada. 🙂

♦Almoço em churrascaria:
Você pode usar jeans, vestidos mais confortáveis, digamos que um traje mais à vontade, mas claro, sempre usando do bom senso. Você pode usar maquiagem, sem esquecer que ainda está em meio às pessoas de seu ambiente de trabalho, como chefes e abusar da maquiagem não é recomendado.

♦Almoço na empresa:
Geralmente, nesses casos, os funcionários são dispensados do uso de uniforme e podem, como no caso da churrascaria, usar uma roupa mais confortável, mas também não esquecendo o bom senso.

♦Churrasco durante o dia em chácaras, sítios ou fazendas:
Como na maioria dos casos nesses ambientes há piscinas e áreas de recreação, supõe-se que é justamente para que o funcionário sinta-se mais à vontade e possa relaxar, então os trajes podem ser esportivos.

Quando a festa acontece à noite, também há diferentes tipos de festa, vamos ver alguns exemplos…

♦Jantar em restaurante sofisticado:
Deve-se apostar no traje fino, seguindo a linha sport chic. A maquiagem pode ser mais elaborada e os cabelos também podem receber um penteado mais trabalhado.

♦Jantar em churrascaria:
Neste caso, a roupa pode ser mais clássica, mas não é necessário que se use traje de gala. Pode-se também usar um pouco mais da maquiagem, mas sem esquecer que é um jantar da empresa, não a balada de sábado.

♦Jantar na empresa:
Quando o jantar acontece dentro da empresa, trata-se de um maior respeito pelo ambiente de trabalho, onde a roupa deve ser elegante, porém não precisa ser um traje de festa. A maquiagem é como a citada acima, sem excessos, pois se trata de um ambiente de trabalho, onde exagero de maquiagem é deselegante.

♦Churrasco em chácaras, sítios ou fazendas à noite:
Geralmente, nesses casos o ambiente é mais descontraído e permite que os trajes sejam também.

Eu separei aqui 3 opções de look que você com certeza deve ter na sua casa, para se inspirar!
Mas antes, uns conselhos importantes de amiga:

“MANUAL BÁSICO DE ETIQUETA:
Apesar das festas de fim de ano serem um momento de descontração, em que nos permitimos uma maior aproximação de alguns colegas e até do chefe, não se pode descuidar da postura. As atitudes neste tipo de ambiente devem ser as mesmas do ambiente profissional, mas com um pouco mais de leveza. Um comportamento inadequado, uma roupa extravagante ou exageros no consumo de bebidas alcoólicas podem ser determinantes para que o funcionário passe a ser malvisto na empresa. O evento não serve para isso, mas propicia a avaliação do empregado em um momento em que ele acha que não está sendo observado — alerta o presidente da associação. Os especialistas alertam que a preocupação em se comportar bem nessas ocasiões não deve ser apenas dos funcionários. A etiqueta vale para todos, sem distinção hierárquica. Todos devem ter um comportamento adequado. Porém, afirmam os consultores em recursos humanos, os líderes devem se preocupar muito mais e ter ainda mais cuidado: como atuam como exemplo de suas equipes, neste momento seus liderados também o estão observando e, consequentemente, poderão reproduzir seu comportamento.
Para evitar situações vexatórias e que prejudiquem o seu futuro na empresa, Paulo Sardinha elaborou uma lista com dicas de comportamento em eventos corporativos.

Presença — Apareça! Deixar de ir à festa de fim de ano da empresa pode parecer desdém com os demais colegas de trabalho e com a companhia. Mesmo que só possa fazer uma breve presença, vá.

Traje — Você ainda está indo para o trabalho, mesmo que o clima seja de festa. Então não coloque uma roupa que você usaria para uma boate ou domingo de sol na orla. Discrição e sobriedade são fundamentais. Caso o evento seja em um sítio ou clube em que o traje recomendado é o de banho, a dica permanece. Biquíni ou sunga pequenos destoam do ambiente. Maiôs, sunquínis e bermudas são mais adequados.

Conversas — Ao tentar se aproximar de alguém com quem não tem muito contato no dia a dia, se apresente antes. Vendo reciprocidade, inicie uma conversa interessante, animada (não confunda com fazer piadas) e de conteúdo. Não fale só sobre trabalho, este não é o momento para isso.

Coquetel/ Buffet — Não haja como um faminto. Encher demais o prato e repetir diversas vezes é algo deselegante, pega mal e todos reparam.

Flerte — Se a empresa não proibir, vá em frente, mas com calma. Certifique-se de que o interesse é mútuo e não unilateral. Ainda assim, caso seja correspondido, deixe os momentos de intimidade para outro local.

Bebidas alcoólicas — Geralmente há bebidas alcoólicas à vontade, mas isso não quer dizer que você deva ir com muita sede ao pote. Ficar alegrinho ou bêbado pode acabar com a sua reputação no trabalho e lhe garantir, além de má fama, uma possível demissão. A dica é beber um copo de água ou suco a cada dose de álcool ingerida e se alimentar antes de começar a beber. Respeite os seus limites.

Amigo secreto — Se tiver a brincadeira de amigo secreto, ao descrever a pessoa que sorteou para presentear, fale de qualidades pessoais e profissionais, evite características negativas. Não tente fazer piadas com palavras pejorativas e apelidos.

Chefes/Superiores — Não tente se aproximar com muita intimidade, o ideal é esperar o gestor dar abertura. Caso seja o chefe, haja com simpatia e naturalidade, para deixar o funcionário à vontade.”
FONTE: O Globo.

Agora, dentro das regrinhas, escolhi 3 looks para arrasar nas festas de empresa, tanto durante o dia, quanto durante a noite!!

1ºLook
Macacão. É uma opção curinga para uma situação como esta.
Porém ele não deve possuir decotes profundos ou decotes nas costas, de preferência, escolha um “de calça”. O macacão pode ser usado tanto durante o dia, quanto à noite, é só complementar o look com acessórios!
IMG_5963

IMG_5960

2ºLook
Saia longa. A saia longa é elegante e vai do dia à noite, do mesmo modo que o macacão, tem um ar sofisticado e chic, faz de um look simples e limpo, um arraso. Eu particularmente pago um pau!! hahahahaha 🙂 Não se esqueça de não usar decotes profundos!
IMG_5968

IMG_5969

3ºLook
Se mesmo depois das dicas, você quer usar uma saia mais curta, não é impossível (apesar de minha opinião não ser a favor) encontrar um jeitinho para isso…
Look com saia mais curta, porém na linha dos 3 dedos acima do joelho (respeitando o ambiente de trabalho). Não opte por decotes profundos.
IMG_5954

IMG_5958

Vamos resumir:
Não use decotes profundos.
Não use comprimentos curtos.
Não abuse da maquiagem.
Não se comporte como na balada.
Não beba em excesso.
Não pense que não está sendo observado.

Enfim… tenha BOM SENSO!

Espero que tenham gostado do post e que seja útil!! Eu anotei as dicas para reforçar o que já sabia.. Classe nunca é demais, não é mesmo?!

beijo, beijo…
Aline Romanato.

Anúncios

4 comentários sobre “Look Dujour – Festa na Empresa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s